18 de jul. de 2014

Humilhação: qual é a dose certa?



A humilhação, assim como a submissão, tem seus prazeres e seus abismos...

Humilhação, um dos principais componentes da Dominação Psicológica, é frequentemente utilizada na D/s, com diferentes propósitos.

A dose, grau, nível ou tipo de humilhação varia de acordo com quem aplica, com quem recebe e com o efeito que se deseja causar. 

A humilhação pode atingir das camadas mais superficiais às camadas mais profundas do psicológico submisso, podendo levar prazer a ambos ou levar à degradação de um pelo prazer do outro. Ela é frequentemente usada para levar o submisso a sentir e agir de acordo com o desejo do Dominante. 



Quando usada para o crescimento da sub, a humilhação ajuda a minar as defesas, as resistências, libertando a sub de pudores e outras limitações... ela é percebida e traduzida em forma de entrega e prazer... ela despe a escrava, desarma, liberta. 
Para isso, é preciso uma observação bastante atenta das reações para que a dose não seja maior que a suportável ou menor que a necessária.

A princípio, costuma-se usar uma humilhação explícita, direta, objetiva... simples xingamentos, ordens ou comandos diretos e imediatos, isso já causa um forte efeito em quem recebe. Assim  as reações ficam facilmente visíveis, fácil para ambos perceberem o que funciona melhor e o que não funciona, o que move e o que paralisa a sub .



É natural que com o tempo seja necessária uma evolução dos métodos para se obter efeitos semelhantes. 

Quando a humilhação é usada para outros propósitos, geralmente ela se dá de forma sutil, velada, quase imperceptível. Assim ela atinge as camadas mais profundas do emocional, podendo causar efeitos devastadores, podendo chegar a reduzir a sub a mero esterco ou a bem menos que isso... podendo levá-la na direção do abismo interior, de volta ao casulo, fechando-se nele pra se proteger de algo que ela nem sabe bem o que é, mas que sente esmagá-la.

A entrega permanece, porém, comprometida pela ausência do viço, do brilho, das cores de uma entrega plena. É a aniquilação de um em prol do prazer do outro.  

A humilhação se dá através do que é dito ou feito, mas se dá também através do que não é feito nem dito...



Eu, masoquista emocional que sou, faço da humilhação uma parte do meu alimento. E disse parte porque ninguém se alimenta apenas de humilhações, e também porque existem humilhações e humilhações, e nem todas elas são alimento, algumas são verdadeiros venenos. 

Uma coisa é a humilhação que durante uma cena, um momento, uma situação... uma coisa é fazer uso dela pelo direito que o Dom tem fazê-lo, pelo prazer que o ato proporciona a quem o faz, a quem recebe ou a ambos... uma coisa é utilizar-se dela para induzir a escrava a ter um determinado comportamento... uma coisa é xingar, mandar calar a boca, lamber o chão... isso é visível, é explícito, claro e objetivo, e se não for possível cumprir a ordem é só pedir dispensa da tarefa, é só usar a palavra de segurança ou se recusar a cumpri-la e pagar o preço depois, isso faz parte da vida submissa. 



Outra coisa bem diferente é ser mantido em estado constante de humilhação velada, sob o uso de subjetividades, de meias palavras, de silêncios, distanciamentos e indiferenças... ouvindo coisas que minam o emocional por minar, que enfraquecem, degradam simplesmente pq o Dom tem direito de usá-la como quiser, até mesmo dessa forma destrutiva. E tudo isso sem direito a safe porque, não importa o que seja dito, a tortura prossegue.



Não é preciso chamar de inútil pra humilhar; basta não lhe dar qualquer utilidade. 
Não precisa chamar de desprezível; basta desprezar. 
Não precisa gritar, xingar; basta ignorar a existência da pessoa.
Não é preciso mandar calar a boca; basta não dar ouvidos ao que é dito.
Há muita humilhação velada em tudo isso e o "melhor" é que o Dom nada precisa fazer, basta deixar acontecer .  

Da mesma forma que o masoquismo psicológico encontra um prato cheio na humilhação, um Sádico Psicológico encontra um prato cheio nesse masoquismo.



Há quem prefira direcionar a entrega nesse sentido. Só me pergunto: pra que tanto?!


luah negra

9 comentários:

{Λїtą}_ŞT disse...

Excelente reflexão, luah.

A humilhação é uma prática que passa pela sutileza da alma, dos estados emocionais e até da autoestima de cada um(a), por isso requer extremo cuidado quanto a seu uso.
Geralmente bem tolerada pela sub quando se trata de humilhações verbais e até punições públicas, mais palpáveis, o perigo está naquela que penetra até o fundo da alma.
E entendi, me corrija se estiver errada, que vc se refere ao Dono que se afasta, que deixa a sub sem utilidade, que a mantém a distância, com a coleira apertando o pescoço e a guia arrastando-se no chão. Essa sim, aniquila e destrói.

Beijos e parabéns.

{suu}_DOMRT disse...

Eu sempre achei a humilhação extrema um terreno perigoso , pois o DOM pode errar a dose e assim comprometer todo trabalho já feito ou ainda pior comprometer a saúde psicológica da submissa, e claro que tem a humilhação branda , aquela que faz parte da relação D/S e que não ultrapassa o limite do SSC ,as vezes a submissa/escrava por medo de perder o Dono acaba cedendo e se deixa ir ao extremo muitas das vezes com Pseudo Dominadores _falo isso pq tenho uma amiga que chegou a esse extremo e precisou se tratar por anos ,pois emfim ela viu que o prazer dele era apenas deprecia-la ..
então tenhamos cuidado com os extremos ..

Belo Texto ..

Bjs {suu}_DomRT

Anônimo disse...

Gente!!! vocês sempre postando reflexões que nutrem minha alma sub. Dando continuidade a parte final do comentário da Vita: e quando o Dono se afasta, deixa sem utilidade mas continua dizendo que a sub continua sendo Sua... nesta hora cabe a sub entregar a coleira ou se garantir na autoestima? Cabe a cada um saber pra que tanto! Obrigada luah. Beijos.
Marinha

luah negra disse...

Olá ,vita_ST !

Desculpem a demora com as respostas , meninas , venho tendo uma sequência de contratempos .

Essa reflexão é o resumo de uma pesquisa que Meu Dono me nadou fazer sobre humilhação .
Optei por publicar os pontos extremos da prática .
Sim , vita , a humilhação tem seus sabores e também dissabores , é nos pequenos detalhes que ela se faz grande ...um de seus dissabores é essa sensação de coleira apertada e guia se arrasando no chão .

Eu adoro humilhação e já experimentei de vários tipos , sei que algumas podem ser realmente degradantes ,e nada acrescentam à entrega ou à pessoa .
E, opondo-se a isso , há a humilhação extremamente prazerosa , que estimula a escrava a mergulhar fundo na entrega .

Esses extremos existem e achei interessante compartilhar porque pode acrescentar algo ao entendimento de quem buscar informação .
Obrigada por compartilhar mais essa minha reflexão , vita.
Beijos em ti .

luah negra disse...

Olá , {suu}_DOMRT !

Sim , tudo em excesso tende a ser nocivo .
Destaquei os extremos exatamente para chamar a atenção para questões como essa que você colocou .
Quem está de dentro tem mais dificuldade de identificá-las , daí a importância de compartilhar ideias , experiências , entendimentos , um pouco de tudo sobre o vasto universo da submissão .

Obrigada por participar e acrescentar a reflexão .
Beijos em ti .

luah negra disse...

Olá , Marinha !

Sim cabe a cada um saber se é o que realmente deseja e buscar o que for melhor pra si , o que for saudável e prazeroso para ambos .

Essas são questões que aprendemos a identificar , tanto na prática quanto na observação , e colocamos aqui para uma reflexão mais ampla , todas ganhamos com essa troca .

Obrigada pela participação .
Beijos em ti .

Unknown disse...

Olá conheci um cara pelo Tinder veio a minha casa,ele se separou saímos duas vezes.. fui a casa dele.. ele me disse que a mulher tem que ser submissa a ele até então, tudo bem.Achei que era biblicamente, pois ele disse que o homem é o cabeça da relação.. mas nao, ele é um dom.. dominador.. E ele me escolheu pra ser a submissa dele... Mas ele, falava, pra eu obedecer..
Me humilhação, sou morena.. ele me chamava de escrava.. eu debatia com ele mas ele nao gostava, queria saber aonde eu estava toda hora..Ele me disse que era um homem amável com as ex dele.. Eu acho, devido a decepção ele se tornou um dominador..

Unknown disse...

Mas eu gosto dele.. Ele me bloqueou várias vezes e me desbloqueia novamente, por me debater.. com ele, ontem ele queria fazer sexo..eu disse que nos dava ficou com raiva..
O que faço gosto muito dele..

Unknown disse...

Hoje ele me bloqueou e me disse que eu nao valia a pena.. Será que ele volta a me procurar..??