Artes


















**********************************************

O JARDIM DAS DELÍCIAS


O Jardim das Delícias” é considerada uma das mais importantes obras de Hieronymous Bosch, ou "El Bosco" (1450-1516).  Insólita, brilhante e criativa, a obra está exposta no "Museu do Prado", Madrid, e retrata a vulnerabilidade do homem diante das tentações – ideia dominante na Idade Média.

O "Tríptico" foi produzido em óleo sobre painel de madeira, com a dimensão total de dois metros de altura e quatro metros de comprimento (220 x 389 centímetros) e descreve a história do mundo a partir de sua criação, apresentando o paraíso terrestre e o inferno nas asas laterais.



O Jardim das Delícias Terrenas

O painel central  (220 × 195 centímetros), representa o “Jardim de Encanto”, ou "O Jardim das Delícias Terrenas". Nele estão expressos os prazeres da carne sem sentimento de culpa.




O Jardin do Éden







O painel esquerdo, ou o “Jardim do Éden" ou "Jardim do Paraíso” (220 x 97,5 centímetros). Nele aparece Adão, sentado à direita de Deus que está de pé e apresenta a ele uma Eva de joelhos e de olhos baixos, numa atitude delicadamente submissa. 


Deus, Adão e Eva


















O Inferno




O painel direito, ou "O Inferno" (220 x 97,5 centímetros), com fogo e torturas, é também conhecido como "O Inferno Musical", pois apresenta muitas representações musicais.





O Inferno Musical
















O Terceiro Dia Da Criação

Fechado, o Tríptico em sua parte exterior alude ao "Terceiro Dia Da Criação" (220 x 195 centímetros) e é representado por um globo terráqueo onde há apenas formas vegetais e minerais, sem animais e pessoas. A Terra está dentro de uma esfera transparente, simbolizando a fragilidade do universo.

Fontes



Nenhum comentário: